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Saiba como aumentar o Score

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Uélinton Morelli
em 7 de novembro de 2020

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De acordo com o Serasa, tanto a empresa de relatório ao consumidor quanto o provedor de informações (a pessoa, empresa ou organização que fornece informações sobre você a uma empresa de relatório ao consumidor) são responsáveis por corrigir informações imprecisas ou incompletas em seu relatório. Para tirar proveito de todos os seus direitos sob o Serasa, entre em contato com a empresa de relatórios ao consumidor e o provedor de informações se você vir informações imprecisas ou incompletas.

 

Como aumentar o Score

1. Diga à empresa de relatórios ao consumidor, por escrito, quais informações você considera imprecisas.

Inclua cópias (NÃO originais) de documentos que apóiem ​​sua posição. Além de fornecer seu nome e endereço completos, sua carta deve identificar claramente cada item em seu relatório que você disputa, expor os fatos e explicar por que você disputa as informações e solicitar que as informações sejam excluídas ou corrigidas. Você pode anexar uma cópia de seu relatório com os itens em questão circulados. Sua carta pode ser parecida com a da página 8. Envie sua carta por carta registrada, com aviso de recebimento, para documentar o que a empresa de relatório ao consumidor recebeu. Mantenha cópias de sua carta de contestação e anexos.

As empresas de relatórios ao consumidor devem investigar os itens em questão – geralmente dentro de 30 dias – a menos que considerem sua disputa frívola. Eles também devem encaminhar todos os dados relevantes que você fornecer sobre a imprecisão para a organização que forneceu as informações. Depois que o provedor de informações recebe a notificação de uma disputa da empresa de relatório ao consumidor, ele deve investigar, revisar as informações relevantes e relatar os resultados de volta à empresa de relatório ao consumidor. Se o provedor de informações descobrir que as informações contestadas são imprecisas, ele deve notificar todas as três empresas de relatórios ao consumidor em todo o país para que possam corrigir as informações em seu arquivo.

Quando a investigação estiver concluída, a empresa de relatório ao consumidor deve fornecer os resultados por escrito e uma cópia gratuita de seu relatório se a disputa resultar em uma mudança. (Este relatório gratuito não conta como seu relatório anual gratuito sob o Serasa.) Se um item for alterado ou excluído, a empresa de relatório ao consumidor não pode colocar as informações contestadas de volta em seu arquivo, a menos que o provedor de informações verifique se as informações são, de fato , preciso e completo. A empresa de relatórios ao consumidor também deve enviar a você uma notificação por escrito, incluindo o nome, endereço e número de telefone do provedor de informações.

Se você solicitar, a empresa de relatórios ao consumidor deve enviar avisos de qualquer correção para todos que receberam seu relatório nos últimos seis meses. Uma cópia corrigida de seu relatório pode ser enviada a qualquer pessoa que recebeu uma cópia durante os últimos dois anos para fins de emprego.

Se uma investigação não resolver sua disputa com a empresa de relatório ao consumidor, você pode solicitar que uma declaração da disputa seja incluída em seu arquivo e em relatórios futuros. Você também pode pedir à empresa de relatórios ao consumidor que forneça sua declaração a qualquer pessoa que tenha recebido uma cópia de seu relatório recentemente. Espere pagar uma taxa por este serviço.

 

2. Diga ao credor ou a outro provedor de informações, por escrito, que você disputa um item.

Certifique-se de incluir cópias (NÃO originais) de documentos que apóiem ​​sua posição. Muitos provedores especificam um endereço para disputas. Se o fornecedor relatar o item a uma empresa de relatório ao consumidor, ele deve incluir um aviso de sua disputa. E se você estiver correto – isto é, se as informações forem consideradas imprecisas – o provedor de informações pode não relatá-las novamente.
Exemplo de carta de disputa

Encontro
Seu nome
Seu endereço
Sua cidade, estado, código postal

Departamento de Reclamações
Nome da companhia
Endereço
Cidade (*): Estado (*) Código postal

Querido senhor ou senhora:
Estou escrevendo para contestar as seguintes informações em meu arquivo. Os itens que questiono também estão cercados na cópia anexa do relatório que recebi.

Este item (identificar os itens contestados pelo nome da fonte, como credores ou tribunal fiscal, e identificar o tipo de item, como conta de crédito, julgamento, etc.) é (impreciso ou incompleto) porque (descreva o que é impreciso ou incompleto e por quê). Estou solicitando que o item seja excluído (ou solicito outra alteração específica) para corrigir as informações.

Em anexo estão cópias de (use esta frase se aplicável e descreva qualquer documentação anexa, como registros de pagamento, documentos judiciais) que apoiam minha posição. Investigue este (s) assunto (s) e (exclua ou corrija) o (s) item (ns) em disputa o mais rápido possível.

Atenciosamente,

Seu nome

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