Aprenda como aumentar o seu Score em 20 dias Grátis!

Quero aprender!


	

Análise de crédito: O que é e como funciona?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Uélinton Morelli
em 14 de janeiro de 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE ASSINANTES GRÁTIS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Quando solicitamos um cartão de créditos e temos a nossa aprovação, nos sentimos muito bem com isso mas para isto acontecer é realizado um procedimento chamado analise de crédito, leia até o final para saber o que é e como funciona.

Quando um amigo muito proximo pede um dinheiro emprestado provavelmente você emprestaria, afinal vocês se conhecem. A mesma coisa acontecem com os bancos, eles ainda não nos conhecem e como pode confiar um valor a gente? Pensando nisso foi criado a análise de crédito, um conjunto de regra para verificar se você é um bom pagador.

O que é análise de crédito

Um procedimento que acontece em toda operação financeira, como emprestimo, abertura de conta, cartão de crédito, financeamento. É uma para garantir que você ira conseguir pagar.

analise de credito

É possível fazer a analise de crédito online?

Sim, para isso acesse Serasa Ecred ou Foregon, nessas duas plataformas podemos analisar nosso SCORE e receber ofertas sobre emprestimos e cartões de créditos, isso tudo sem sair de casa.

Como funciona a análise de crédito para pessoa física?

De maneira geral, as credoras fazem análise sobre as seguites informações. Dados pessoais, nessa parte é analisado a suas informações básicas:

  • CPF
  • Idade
  • Estado civil
  • Nível de escolaridade
  • Telefone
  • Profissão
  • Endereço
  • Renda

 

Restrições no nome

Com seus dados em mãos, a instituição precisar saber se você não tem nenhuma pendência com ela e pode consultar o SPC ou Serasa para saber se seu nome está limpo.

Perfil de crédito

Essa parte serve para credora saber qual seu relacionamento com o mercado, para isso é possível que eles acessem seu SCORE.

Renda

Basicamente para saber se o limite do seu cartão está adequado a seu salário e se as parcelas poderão ser pagas. Geralmente uma dispesa dessas não pode passar de 30% do seu salário. Afinal, temos outras contas para pagar.

Como funciona a análise de crédito para PJ?

Se você é micro empreendor individual (MEI) ou Micro Empresa (ME), você também passará pelo análise de crédito mas outras informações serão consideradas. Pelos dados cadastrais, será consultado a situação do seu CNPJ, se não tem nenhuma pendência, se está tudo regularizado e historico de falência. Serão analizadas também, sua receita recorrente e lucro líquido para saber se você consegue arcar com suas parcelas. A credora também ira análisar o perfil de crédito da sua empresa. Isso mesmo, existe um score que mede o relacionamento do seu CNPJ com o mercado de crédito.

 

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor o que é e como funciona a análise de crédito. Pedimos que não deixe de compartilhar com amigos ou colegas de trabalho que tenham também essa dúvida.

Compartilhe agora mesmo:

Receba nosso conteúdo exclusívo totalmente Grátis no seu E-mail.
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE ASSINANTES GRÁTIS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.